Cine Clube Sexta-feira 10 dezembro

Olá Cineclubistas,

Essa semana acontece uma pequena mudança na programação. A sessão de cinema que geralmente acontece todas as quintas-feiras às 20horas, será transferida para sexta-feira às 19horas. O motivo é que teremos a Mostra de Independência do Olhar, um projeto de vídeos produzidos nas oficinas do FOCU (Pontão Fomento Cultural)/TV OVO. essa mostra foi organizada para acontecer de forma simultânea nas 7 cidades pólos onde aconteceram as oficinas de formação audiovisual.  Entre as cidades que farão a mostra de forma simultânea estão Santa Maria, Rio Grande, Porto Alegre, São Francisco do Sul, Jaraguá do Sul, Joinvile e Curitiba.

Abaixo lista do curtas que serão exibidos:

“Quilombo Silva” (Porto Alegre, 14’, ficção)
Roteiro: Sérgio Valentim e Thaís Fernandes Direção: Sérgio Valentim

Sinopse: A luta quilombola por reconhecimento no Brasil representada pelo Quilombo da Família Silva, é contada neste documentário etnográfico que revela história de resistência dessa comunidade que reside há mais de 80 anos no bairro três figueiras em Porto Alegre. Com a especulação imobiliária e o crescimento da cidade, a comunidade ficou ilhados entre prédios e condomínios de luxo em uma das áreas mais “nobres” do estado do Rio Grande do Sul.


“Patricia” (Curitiba, 6’, ficção)
Direção e roteiro: Milene Lopes Dias

Sinopse: Quantos que andam apressados pela rua não têm algo muito importante a saber? Minutos de tensão e um resultado vital.


“Trânsito” (Florianópolis, 10’, híbrido (Documentário e ficção))
Direção e roteiro: Révero Ribeiro

Sinopse: “Trânsito” é um curta que discute a mobilidade urbana e o consumismo que pauta nossa sociedade. Misturando imagens documentais e ficção, o video procura fazer o espectador pensar nas relações humanas e nas condições de vida nas cidades. Fruto de um exercício, o curta se permite a experimentar com a linguagem do audiovisual e construir uma narrativa principalmente através das imganes.


“Marieta” (Porto Alegre, 12’, documentário)
Roteiro: Eleonora K. Spinato Direção: Eleonora K. Spinato e Tiago Rodrigues

Sinopse: Marieta, moradora do Asilo Padre Cacique em Porto Alegre, extravasa feminilidade dançando e cantando com seus colares e roupas floridas. A cantora e dançarina da Radio Difusora e Cine Castelo , brinca com as palavras, joga com a memória restaurando o sentido do tempo vivido Em seu quarto, organizador das lembranças , tece sua teia que estende sobre a cama e alimenta o sono, os sonhos e a vida.


“Vida de coelho” (Santa Maria, 13’, ficção)
Direção: Jean Andrade

Sinopse: A vida do cara é daquelas que merece a frase “que vida de merda!”. Desempregado, alcoólatra e fazendo bicos humilhantes. O que mais poderia acontecer para as coisas ficarem ainda piores? Algum resultado indesejável, depois de um dia de árduo trabalho, talvez.


“Chá de fita” (Londrina, 7’, ficção)
Roteiro e direção: Fabricio Borges

Sinopse: Baseado em lenda urbana, Chá de fita é uma lisérgica viagem pela mente de uma senhora católica, fiel ouvinte de rádio.


“Outra História” (Rio Grande, 12’, híbrido (documentário e ficção)
Roteiro: Equipe ArtEstação Direção: Law Tissot

Sinopse: “Outra História” mostra diferentes reflexões a respeito do lixo e da poluição na cidade do Rio Grande, a partir dos depoimentos dos moradores e ativistas ambientais.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 comentários:

Postar um comentário